Um projeto inovador coordenado pela Escola Politécnica da USP (Poli) busca transformar a operação nos portos brasileiros, aumentando a eficiência das atividades de carga e descarga e contribuindo para a modernização do setor naval. Intitulado “Monitoramento Dinâmico da Carga e Descarga de Navios em Tempo Real para o Ganho de Produtividade e Redução de Particulados”, o projeto é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e propõe uma abordagem tecnológica e sustentável para resolver desafios logísticos nos portos.
“As áreas portuárias são fundamentais para a economia do país, influenciando diretamente o comércio, o transporte e o emprego. Nosso objetivo é aplicar os princípios da engenharia de produção — como redução de desperdícios e aumento da eficiência — ao ambiente portuário”, explica o professor Daniel Mota, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e coordenador da iniciativa.
A proposta central do projeto é utilizar tecnologias de visão computacional e inteligência artificial para monitorar em tempo real o desempenho das operações portuárias. Por meio de câmeras instaladas estrategicamente nos portos, serão captadas imagens das operações de carga e descarga dos navios. Essas imagens serão processadas por redes neurais e algoritmos capazes de extrair dados quantitativos sobre produtividade, tempo de operação, gargalos logísticos e outras variáveis críticas.
Segundo o professor Mota, a inspiração veio do chão de fábrica: “Queremos levar as técnicas de gestão da produção industrial para o porto, adaptando ferramentas de controle e otimização ao contexto naval. Assim, conseguimos produzir mais com menos — que é o grande princípio da engenharia de produção”.
O projeto conta com uma parceria com o Porto de Santos, o maior da América Latina, onde os modelos e tecnologias estão sendo testados em ambiente real. O objetivo é validar as soluções desenvolvidas em escala operacional e gerar dados relevantes para políticas públicas e decisões estratégicas.
Essa combinação entre engenharia, automação e logística portuária representa uma oportunidade inédita de avanço tecnológico no setor naval, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da infraestrutura portuária do país.




